Atualização do procedimento operacional de Criação de Curso de Graduação

COMUNICADO 01

A Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional informa que foi adicionada, ao Manual de Procedimentos Administrativos da UFBA, a nova versão do procedimento operacional (PO) que trata da tramitação do processo de Criação de Cursos de Graduação.

O procedimento operacional foi revisado com a participação da PROGRAD, SUPAC, STI e Procuradora Educacional Institucional. Nele foram incorporadas as etapas referentes à implantação dos colegiados dos cursos de graduação nos diversos sistemas administrativos (SIORG, SIAPE e SIPAC), à atualização de informações sobre o registro no SIAC e também foi atualizado o trâmite para o registro de informações dos novos cursos de graduação no sistema E-Mec.

Assim, a atual versão do PO permite uma visão completa do fluxo de criação de curso de graduação contemplando desde sua tramitação para atender ao rito previsto nas Resoluções nº 03/19 e 04/20 do CAE – que concerne ao registro no sistema acadêmico e à tramitação por instâncias como CAE, PROGRAD e SUPAC – até o trâmite relativo à implantação da estrutura organizacional do colegiado do curso junto à SUPAD e STI e à atribuição de Função de Coordenação de Curso no sistema de pessoal junto à PRODEP.

Os detalhes do procedimento operacional contendo as responsabilidades, lista de documentos e fluxo do processo, estão disponíveis no link abaixo:

·       PO/PROGRAD/NCP/01 v2 - Criação de cursos de graduação (PEN)

Este e outros procedimentos operacionais poderão ser acessados por meio do portal de manuais www.supad.ufba.br/manual-procedimentos. Na página, basta clicar na aba do órgão desejado e escolher o procedimento a ser visualizado.

Orientações UFBAPEN:

Lembramos que a equipe da STI também disponibilizou um conjunto de orientações sobre a utilização do SIPAC. Essas orientações estão disponíveis nos seguintes links:

Canal do UFBAPEN no Youtube:

Guia prático do UFBAPEN

Como "abrir processo" no SIPAC

Como adicionar documentos ao processo no SIPAC

Como criar documentos digitais no SIPAC (Documentos avulsos, criados eletronicamente no SIPAC fora de um processo. Ex: atas de colegiado, departamento, ofícios).

Dúvidas, correções ou sugestões em relação aos procedimentos, deverão ser encaminhadas à SUPAD: desenvolvimento@ufba.br

Dúvidas especificamente relacionadas ao SIPAC, deverão ser direcionadas para: helpdesk@ufba.br