O que é o questionário do estudante?

O Questionário do Estudante é um importante instrumento de coleta de informações sobre a formação do estudante, que permite captar como estes vivenciam situações fundamentais do processo de aprendizagem, bem como da construção das habilidades e competências indicadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais. Nesse sentido, as questões elaboradas permitem conhecer:

 O perfil socioeconômico do estudante;

 Como os estudantes percebem seu processo formativo e, em especial, os elementos disponíveis e contributivos para sua formação acadêmica e futuro profissional;

 Como os estudantes percebem os instrumentos e mecanismos de apoio à aprendizagem oferecidos pelas diferentes instituições de educação superior - tais como infraestrutura, organização didática dos professores, oportunidades de acesso a bolsas, etc.

Em função de sua importância, o Questionário do Estudante é de preenchimento obrigatório. Caso o estudante não preencha o referido instrumento, será considerado irregular perante o Enade 2016 e, portanto, não poderá colar grau.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016.

Categoria:
Estudante