[Esclarecimentos] Processo eletrônico e Nova Tabela CONARQ/2020 - dúvidas mais comuns!

Esclarecimentos de pontos sensíveis na tramitação dos processos eletrônicos 

 

A abertura, tramitação e acompanhamento de processos completamente por via digital já é uma realidade plena na UFBA. A partir de hoje, 08/05/2023, o modelo do Processo Eletrônico Nacional (PEN) é único na Universidade, o que traz benefícios como sustentabilidade ambiental, eficiência, rapidez, transparência, menor probabilidade de erro e mais possibilidade de acesso.

Nesse primeiro momento de adaptação à mudança, mediante a incorporação da mais recente tabela de Códigos de Classificação de Documentos (CONARQ – versão 2020) ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contrato (SIPAC), é necessário que todos que lidam com processos tenham muita atenção e cuidado, pois requer a observação de procedimentos operacionais atualizados que estão disponibilizados, no Manual de Procedimentos,  no site da SUPAD/UFBA. 

Diante do surgimento de pontos sensíveis que precisam de mais esclarecimentos e possíveis ajustes, elencamos, abaixo, alguns itens mais frequentes sobre dúvidas que estão surgindo: 

 

DÚVIDAS COMUNS - FAQ

1.Qual área foi afetada com alteração dos códigos CONARQ?

Apenas os usuários que tramitam processo na área administrativa. A exemplo de processo de: compras, pagamentos, orçamento, tombamento e de pessoal.

2. Os processos da área acadêmica serão afetados?

Não! A nova tabela CONARQ  não se aplica aos  processos acadêmicos, portanto, a reclassificação não será necessária e os usuários continuarão tramitando com os códigos habituais.

3. Onde tenho acesso aos novos códigos?

Nos links abaixo e no site da SUPAD  é possível verificar a aplicação dos novos códigos e suas respectivas equivalências com os códigos anteriores. 

Existem duas tabelas para auxiliar o usuário e os procedimentos operacionais: 

 

4. Preciso classificar todos os processos ativos na unidade? 

Processos da área-meio, Sim! Os processos ativos (não arquivados) precisam ser reclassificados para atender aos novos códigos CONARQ.  
 

5. É possível reclassificar os códigos todos de uma vez?

Não. Os processos devem ser reclassificados um por um. Caso a unidade tenha muitos processos, poderá fazer a reclassificação de forma gradual até concluir todos os processos ativos.

6. O que ocorre se não reclassificar um processo ativo? 

O processo não tramita. Para tramitação o processo precisa estar atualizado com o novo código CONARQ.  
 
7. Como alterar os códigos no processo?
A STI/UFBA disponibilizou um vídeo para auxiliar a reclassificação.
 

 

8. Eventuais dificuldades e dúvidas devem ser encaminhadas para qual setor?