O que acontece com o estudante em situação de dupla graduação?

Os estudantes poderão, eventualmente, estar na situação de concluintes em mais de um curso de graduação a ser avaliado pelo Enade 2016. Neste caso, eles deverão optar por fazer apenas uma das provas e preencherão o respectivo Questionário do Estudante, comparecendo ao local determinado no Cartão de Informação do Estudante. Destaca-se que esta situação existe apenas quando se observa a possibilidade dos estudantes serem inscritos como ‘concluinte’ em dois cursos do Enade 2016.

Quanto aos estudantes que acumulam o papel de ingressante e de concluinte em dois cursos participantes do Enade 2016, não existe a possibilidade de optarem por fazer uma destas avaliações, haja vista a dispensa da participação na prova na condição de ingressante dada pela Portaria Normativa nº 05/2016. Neste caso, é descabida a opção por uma das provas e eles necessariamente devem fazer a prova na condição de concluinte.

Em ambos os casos, após a aplicação da prova e o processamento da participação do estudante, o Inep fará a verificação de presença em uma das provas. Aqueles na situação de dupla graduação (concluinte de dois cursos avaliados pelo Enade 2016) serão registrados como tal e, automaticamente, receberão dispensa da prova/curso do qual não participaram.

A informação sobre a dispensa estará disponível por meio do ‘Relatório de Estudantes em Situação Regular junto ao Enade 2016.

* FONTE: MAnual do ENADE 2016.

Categoria:
Estudante