Melhoria Contínua

A noção de melhoria contínua parte da compreensão de que os processos precisam ser planejadosexecutadosavaliados e corrigidos, de forma sistemática, para que os resultados expressem a eficiência esperada e satisfação dos usuários do serviço. Essa forma de conceber os processos segue a lógica do clico PDCA, em outras palavras, estamos falando de um ciclo no qual a execução do processo deve ser monitorada e avaliada com base em indicadores previamente definidos, sendo seus resultados o subsídio para proposições de mudanças no próprio processo e garantia de continuidade no clico de melhorias.

A melhoria contínua tem como base a padronização dos processos e o aprendizado organizacional. Isso significa que a organização do trabalho deve possuir uma lógica racional e clara, de forma que ele seja passível de acompanhamento e controle de sua execução. Paralelo a isso, as informações diagnósticas geradas pelo processo de monitoramento devem ser registradas pela organização e utilizadas para fins de aperfeiçoar os processos de trabalho e gestão.

O papel da SUPAD é - através da gestão do conhecimento e das informações diagnósticas da universidade - propor junto às unidades administrativas, ações voltadas ao desenvolvimento institucional, promovendo a integração entre processos de trabalho, pessoas, estruturas e recursos tecnológicos.

 

 

CICLO BPM