Atualização do Procedimento Operacional de concurso público para docente do quadro permanente

COMUNICADO 08/22 - Novo Procedimento Operacional

A Superintendência de Avaliação e Desenvolvimento Institucional informa que foi adicionado ao Manual de Procedimentos Administrativos da UFBA o novo procedimento operacional de Concurso Para Professor do Quadro Efetivo, cuja tramitação e modelos no SIPAC serão totalmente eletrônicos para processos abertos a partir do dia 12/09/22.

O trabalho realizado pela SUPAD, STI, NUSEL, GT-Arquivo do UFBA-PEN e CPPD, procurou promover melhorias no processo de concurso e viabilizou a adição de funcionalidades tecnológicas que ajudarão nos procedimentos e rotinas desses processos. São exemplos importantes dessas melhorias a  implementação da nova funcionalidade do SIPAC que permite a assinatura de documentos por membros externos à Universidade, como os membros de banca examinadora de concurso; a disponibilização de templates (modelos de documento com rascunhos) prontos para serem editados conforme cada processo no próprío SIPAC, o que torna a confecção de documentos uma etapa totalmente eletrônica e célere; e, além disso, foram feitas melhorias em relação à planilha de notas que será extraída diretamente do SISCON, de modo para ser anexada ao processo com os registro de todas as notas e médias, evitando assim, erros de calculos decimais nas notas dos candidatos.

Os novos processos de concurso para professor do quadro permanente deverão ser abertos com o assunto: 021.2 - EXAMES DE SELEÇÃO (CONCURSOS PÚBLICOS) CONSTITUIÇÃO DE BANCAS EXAMINADORAS, EDITAIS, EXEMPLARES ÚNICOS DE PROVAS, GABARITOS, RESULTADOS E RECURSOS

A funcionalidade de assinante externo representa um avanço em termos de processo eletrônico no SIPAC e vai contribuir ainda mais com a celeridade nos processos e com a redução do uso de papel. As orientações acerca da nova funcionalidade e das atividades a serem realizadas para viabilizar a assinatura do docente externo constam no Procedimento Operacional acima.

A STI disponibiliza manuais com mais orientações sobre a funcionalidade de assinante externo e outras operações no SIPAC, disponíveis nos seguintes links:

Manual do Gerenciador de Assinantes Externos

Manual do Assinante Externo

Guia prático do UFBAPEN

Como "abrir processo" no SIPAC

Como adicionar documentos ao processo no SIPAC

Como criar documentos digitais no SIPAC (Documentos avulsos, criados eletronicamente no SIPAC fora de um processo. Ex: atas de colegiado, departamento, ofícios).

Dúvidas, correções ou sugestões em relação aos procedimentos, encaminhar à SUPAD: desenvolvimento@ufba.br

Dúvidas especificamente sobre o SIPAC:  helpdesk@ufba.br

Demais questões relacionadas ao UFBAPEN: ufbapen@ufba.br

Imagem :